Constelação Sistêmica Familiar
O que é constelação sistêmica familiar?
Essa técnica surgiu com a integração de diversas terapias estudadas pelo psicanalista alemão Bert Hellinger que, por meio da observação em diferentes grupos e etnias, descobriu as 3 leis sistêmicas que regem as relações humanas, as também chamadas ordens do amor, que são Pertencimento, Hierarquia e Equilíbrio.
Nosso corpo é um sistema que funciona em perfeita harmonia. Quando um órgão não está bem, outros são afetados mesmo que indiretamente, em maior ou menor proporção.
Assim acontece com nosso sistema familiar.
Tudo o que aconteceu e acontecem com um membro do sistema familiar afeta as outras gerações.
Sendo mais clara, deixo alguns exemplos: (exemplos não são regras, cada sistema é único, cada CONSTELAÇÃO É ÚNICA).
Em famílias nas quais ocorreram algumas falências financeiras, os descendentes costumam ter dificuldades em prosperar, manter seu emprego, seus bens, sua carreira, ou até mesmo iniciá-las.
Amores mal resolvidos por ancestrais, seja qual for o motivo.
Um membro da geração posterior irá vincular-se a este “excluído”, tendo como consequência problemas em sua vida afetiva, como manter ou iniciar relações, ter relacionamentos não saudáveis, dificuldade em amar e se sentir amada(o).
Doenças que se repetem de geração em geração.
Vícios comportamentais, positivos ou negativos:
Exemplo Positivo: Se você tevê um bisavô músico, terá facilidade com músicas ou mesmo poderá ser esta a área de sua carreira, mesmo se você não tiver conhecido ou mesmo ouvido falar deste familiar.
Exemplo negativo: Vício de álcool, drogas, ter as mesmas doenças de nossos pais, ou avós.
A base da constelação é atenuar os efeitos que as repetições sistêmicas causam em nossa vida atual. Quando há um novo olhar é possível MUDAR O SEU COMPORTAMENTO e, com isso, você assume as rédeas de seu destino.
Não é mágica e sim um processo de autoconhecimento, no qual questões inconscientes suas e de seus familiares vêm à tona, concordando ou não com elas, tendo conhecimento ou não.
Curiosidades: Hoje essa técnica complementar é aceita pelo SUS e está com destaque no sistema judiciário, em especial em casos de alienação parental.
Também existem as constelações empresariais.
Aonde existe um sistema, existe constelação.
Por que repetimos os padrões de nosso sistema familiar?
Repetimos por um amor cego a eles e a tudo que eles passaram para que a Vida chegasse até nós. Um sistema familiar é como elos de uma corrente. Quando um se rompe todos são afetados. Também se trata das Leis sistêmicas, as quais Bert foi unanime em percebe-las e teoriza-las.
Importante: Mesmo que não queria repetir padrões, você ira fazê-lo, pois se trata de processos não conscientizados.
Faça um simples exercício: se Pergunte o que você faz igual a seus pais que você gosta?
Agora, o que faz igual a seus pais e que não gosta?
“CONSTELAR É A OPORTUNIDADE DE VER SUA HISTÓRIA COMO DE FATO É, PODENDO FAZER DIFERENTE”.
Quando estamos com a alma pronta o campo mórfico revela-se para sua melhor compreensão, concordando ou não. Neste momento a alma vê.
Pois, o concordar vem da consciência, a alma é sabia.